São João passou por aqui?

23 jun

Início oficial do inverno, festas juninas…e eu estou em dívida com o blog há alguns dias.

Estou passando o São João no sítio, como costumava passar na infância…família reunida, a cozinha cheia de gente cozinhando (e dando palpite), forrozinho tocando o dia inteiro, uma delícia!

E é nesse clima junino que começo o post de hoje…

História

“A festa é uma homenagem a São João Batista, primo de Jesus Cristo, nascido a 24 de junho. Ele era considerado um santo duro, inflexível, reservado e, às vezes, muito severo. Seu nascimento coincide com o solstício de verão (inverno na América do Sul) quando as populações do campo festejavam a proximidade das colheitas e, para afastar os demônios da esterilidade, pestes dos cereais e estiagens, faziam sacrifícios acendendo fogueiras.

Toda Europa conheceu esta tradição que, segundo a crença popular, deve-se a um pacto entre Nossa Senhora e Santa Isabel, mãe de João Batista. Delas, quem tivesse o primeiro filho acenderia uma fogueira à porta. Fazem parte, ainda, desta tradição as danças ao redor do fogo e os saltos sobre as chamas, todas as alegrias do convívio e de prenúncios de meses abundantes.

Hoje em dia, nas cidades que comemoram o São João, ainda mantém-se a tradição das quadrilhas (influência portuguesa dos corridinhos, uma dança típica cujos passos se assemelham à quadrilha), dos fogos (que não são só privilégio junino e sim de toda e qualquer manifestação de alegria dos povo) e das roupas juninas. Além disso, preservam, ainda, as brincadeiras como a cabra-cega, o quebra-pote e o pau-de-sebo, todos eles com grande participação da garotada.” (Fonte: http://www.saojoaobahia.com.br)

Comidas Típicas

Quem me conhece sabe que não sou lá muito fã da Festa de São João…mas uma coisa que eu não dispenso são as comidas típicas. Adoro bolo de aipim, aimendoim cozido, pamonha, milho assado na fogueira…hummm! Sem falar nos licores: de pitanga (estou bebendo agora!), jenipapo, cupuaçu, maracujá…

“Ao contrário de outras festas religiosas como o Natal, por exemplo, onde as comidas típicas são quase todas importadas de países europeus (nozes, frutas cítricas etc.), a culinária de São João é essencialmente brasileira.”

Foto: Cacio Murilo 

Simpatias

Sempre achei engraçado esse negócio de simpatia (apesar de colocar nomes de jogadores de futebol no congelador e pedir ajuda a São Longuinho…rs), mas é tão cultural, que não poderia deixar de citá-las!

Será que vou casar? Na véspera do dia de Santo Antônio pegue um copo branco, novo, e à meia-noite coloque água. Em seguida, quebre um ovo gelado dentro do copo, cuidando para não arrebentar a gema. Deixe o copo no sereno pelo resto da noite. No dia seguinte, antes do nascer do sol, pegue o copo e observe: se estiver coberto por uma névoa branca é sinal que você vai se casar antes do dia de Santo Antônio do ano seguinte. Se não…

Se vou me casar, quero saber com quem será…na noite de São João, de 23 para 24, enfie uma faca nova em uma bananeira. No dia seguinte, bem cedo, ao retirar a faca, nela você vai encontrar escrito o nome do futuro amor.

Mas, se eu quiser que o meu amor volte para mim? É simples: num papel vermelho em forma de tira escreva o nome da pessoa que você ama e quer que volte para você. Cole também uma foto dela nesse mesmo papel. Coloque meio litro de água benta em um jarro transparente e sete botões de rosas vermelhas. Em seguida vá a uma igreja que tenha a imagem de Santo Antônio e deposite o jarro no altar do santo. Em casa, acenda sete velas brancas amarradas com a tira de papel vermelho, ofereça-as ao santo e ore pela volta do seu amor. É infalível!

Viu só? Com essas dicas você nem precisa da ajuda de “Mãe Joana” ou de “Pai de não sei quem lá”…rs!

Quer saber mais simpatias? Clica aqui!

Looks para o São João

Como se sabe, por aqui não temos muito frio…o inverno chegou e cá estou de biquíni, esperando terminar o post para cair na piscina. Mas muitas pessoas costumam viajar para as cidades do interior do Estado e, em algumas, ainda podemos sentir o friozinho capaz de nos fazer colocar meia-calça, casacos, botas…enfim, aproveitar para usar e abusar das peças que só conseguiríamos vestir em São Paulo, por exemplo.

Pois bem, para quem vai aproveitar o clima do interior, fica a dica:

 

Fotos: Bob Store

Feliz São João a todos (as)!!!!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: