Entrevista com Clara Albuquerque!

7 jul

Oi meninas! Lembram daquele papo que eu tive outro dia com vocês sobre MULHER X FUTEBOL? Lembram também de eu ter feito um comentário a respeito do livro “A linha da bola – Tudo que as mulheres precisam saber sobre Futebol e os homens nunca souberam explicar!”, escrito por uma baiana?! Pois bem, resolvi fazer uma entrevista super rápida com a Clara Albuquerque para saber um pouco mais sobre essa jornalista que entende TUDO de futebol.

Para começar, Clara é repórter do suplemento Bazar&Cia, colunista de esportes do Correio* e repórter do quadro “Tudo às Claras”, no programa Bahia Esporte, da TV Bahia, afiliada à Rede Globo. Já deu para notar que essa menina não pára, né?!  Gostaria mais uma vez de agradecê-la, pois mesmo tendo uma agenda bem ocupada foi super gentil ao responder as perguntas.

1) Quando (e como) surgiu o interesse pelo futebol?
Sempre fui apaixonada por futebol! Na minha casa, diferente da maioria dos lares a apaixonada por futebol é minha mãe e, com esse exemplo feminino em casa, aprendi a gostar e entender de futebol desde cedo! Não me lembro a idade exata, acho que o futebol sempre esteve presente na minha vida e a paixão só fez crescer junto comigo.

2) E a idéia do livro para mulheres?
Por conta da minha paixão pelo futebol, comecei a colecionar livros do esporte. Quando chegou a hora de fazer meu trabalho de conclusão de curso na faculdade resolvi escrever sobre futebol. Durante a pesquisa para escolher o tema especifico do meu trabalho percebi que nenhum dos meus livros era direcionado às mulheres. Como já estava acostumada a ensinar minhas amigas sobre futebol pensei: por que não ensinar a todas as mulheres que queiram aprender escrevendo um livro? Assim, o livro se tornou o meu trabalho de conclusão de curso na faculdade e a quantidade de elogios e apoio que recebi me incentivaram a publicá-lo. Na cara e coragem enviei para algumas editoras que tinham em seu catalogo livros sobre futebol, a editora Gryphus do Rio de Janeiro comprou a idéia e lançamos o livro!

3) Acha que existe ou sofreu preconceito no círculo social (trabalho, família, amigos)?
De vez em quando ouvia uma piadinha ou outra, mas no geral, recebi muito apoio da rapaziada. Meu irmão por exemplo, sempre adorou fazer propaganda da irmã apaixonada e “entendida” de futebol. Acho que ainda existe preconceito, mas eu nunca sofri nenhum significativo.
 
4) Para você, qual a ligação existente entre os mundos da moda e do futebol?
Os homens podem não perceber tanto essa ligação, mas ela existe. A evolução dos uniformes dos jogadores é um exemplo. Não só em relação aos materiais esportivos utilizados como no próprio design das peças. O mundo da moda também adora pegar jogadores emprestados para campanhas de grifes famosas, aproveitando a popularidade do esporte e, é claro, a beleza de craques como Kaká, Beckham e Cristiano Ronaldo. No livro, faço uma ligação para tentar aproximar os dois mundos de forma divertida. Além dos capítulos serem divididos em pretinho básico, esporte fino e passeio completo a depender da dificuldade das informações, na parte da Copa do Mundo conto o que levaríamos na mala em cada ano que a Copa foi realizada.
 
5) O que você pensa dos produtos de “moda casual” (agasalhos, jaquetas, camisas polo, shorts e bermudas) lançados por grandes clubes como Corinthians, Vasco, Internacional…
Acho o máximo! Antigamente para usar as cores do seu time, só usando aquela camisa oficial gigante e sem modelagem. Melhor ainda para nós, mulheres, que podemos exibir o escudo do nosso time e manter o charme do nosso estilo! 

6) Na sua opinião, com uma mulher deve ir vestida ao estádio sem se sentir “masculinizada”?
Acho que é tranquilamente possível se vestir de forma normal e feminina para ir aos estádios. O importante é usar uma roupa confortável, afinal vamos subir escadas, pular, xingar o juiz, etc. Dá pra manter o estilo e evitar decotes exagerados, saias e shorts curtos.
 
7) O que não pode faltar na sua bolsa?
Minha bolsa não tem muita coisa não. Carteira, smartphone, chave de casa e quando sei que vou ficar muito tempo na rua, uma nécessaire com remédios e maquiagem.

8 ) Qual o seu palpite para a final da Copa?
BrasilxArgentina pra matar todo mundo do coração! (Meninas, peço desculpas a vocês, porque essas perguntas foram feitas e respondidas antes mesmo dessas duas seleções terem sido eliminadas! Posso apostar como Clara está torcendo para a Espanha depois do jogo de hoje!).
 
9) Rs… finalmente, tem como explicar, exemplificando, o que seja “impedimento”?
Essa eu vou pedir pra todo mundo entrar no meu blog, pois lá está explicadinho e ainda tem desenho! O link desse post: clica aqui!

Na foto: Clara, muito chique,  no Fantástico.

Gostou? Quer saber mais sobre futebol? Passa lá no Blog Ora Bolas!

7 Respostas to “Entrevista com Clara Albuquerque!”

  1. Dia de Brilho 7 de julho de 2010 às 11:49 pm #

    Eu achei mara a entrevista. Ela realmente é mil vzs melhor q a Renata Fan, hahahhahah!
    Eu acompanhei a materia no Fantastico e gostei mt!
    Boa entrevista!
    bj Wan

  2. Dia de Brilho 8 de julho de 2010 às 2:05 pm #

    Oie, tem post novo no blog, vem ver
    bj Wanessa

  3. Priscila 8 de julho de 2010 às 10:15 pm #

    HAHAHAHA eu não entendo NADA de futebol e não assisto aos jogos – não assisti aos jogos da copa LAOSANSIAOSNAISOANSIOASB

  4. Dia de Brilho 9 de julho de 2010 às 2:05 pm #

    Oie, tem post rolando no blog, vem ver
    bj Wanessa

  5. Isadora Oliveira 9 de julho de 2010 às 2:48 pm #

    O blog dela e lindo ..
    Eu também queria a final BrasilX Argentina iria dar um show em nossos hermanos KK ..

    Bjoks ..

  6. Naty 9 de julho de 2010 às 9:00 pm #

    aodrei a ideia do livro! amo futebol e sou fanatica pelo meu time (Sport!!!), as vezes tenho umas dúvidas e quando pergunto a algum homem eles já fazer aquela cara néé, as vezes acho que eles não gostam mesmo quando a mulher pelo menos tenta entender de futebol!
    adorei a entrevista!
    beeijos

  7. Dia de Brilho 11 de julho de 2010 às 11:27 pm #

    Oie, tem post pegada rock roll no blog!
    vem ver
    bj Wanessa

Deixe um comentário

